domingo, 26 de abril de 2009

Caminho do Norte -Dia 1



3/04/09-Dia 0: Porto- Santiago de Compostela
Mosteiro de Leça Balio (Matosinhos), secular passagem de peregrinos em direcção a Santiago. Foi este o local escolhido para a nossa partida. Nós: ZéCarlos, Seabra, Lobo e Nuno, os peregrinos.
Entregues as imprescindíveis credenciais, bem como o nosso "caderno do Caminho", lida uma "oração do peregrino", carinhosamente enviada por uns amigos... que nos fizeram a surpresa de nos darem um abraço antes da partida (obrigado Mário e Manuela!)

A Casa das Iscas estava ali tão perto... fomos lá "selar" este encontro. Com as pataniscas ainda em digestão, rumamos nas viaturas até Santiago, de carro, mais propriamente ao espectacular Albergue de San Lazaro, onde pernoitamos.



4/04/09 Dia 1: Abadín - Villalba (24Km)
Ansiosos, saímos cedo do Albergue, tínhamos ainda que nos deslocar até Abadín (Lugo). Nesta localidade demos inicio ao nosso Caminho, tomando assim consciência do peso da mochila…. Encontrado o primeiro marco, indicava 141,784Km... a distância que nos separava de Santiago.
O tempo estava ameno... as paisagens muito verdes, fomos sendo conduzidos de vieira em vieira, por lindíssimos caminhos rurais, ladeados de sebes arborizadas que chegavam a fazer “túneis”.

As pequenas aldeias e localidades sucederam-se sem percalços, primeiro Ponte terroxal sobre o rio Arnela, depois CastroMaior com a ponte medieval de Pontevella, seguem-se as localidades de Mámoa e Outerio. O curioso cemitério neogótico assinala Santiago de Goiriz, depois segue-se Chouzas e finalmente Villalba, onde chegamos com um vento fresco! Tinhamos feito esta etapa sozinhos, sem nos cruzarmos com mais peregrinos.

O Albergue de Villalba fica situado cerca de 3 kms antes da cidade. Trata-se de uma construção moderna, instalações óptimas, distribuídas por 3 pisos. Ainda "fresquinhos" fizemos uma incursão ao centro da cidade, para abastecimento alimentar e ainda para jantar. Fomos surpreendidos por um evento na praça principal... com provas de queijos, e que queijos!!! Não fosse Villalba a terra do queijo San Simón.

Sempre muito simpáticos, fizeram questão que estes peregrinos lusos, provassem este, aquele, e mais aquele outro.... Enfim depois de uma barrigada de óptimos queijos, fomos jantar o menu do dia... tendo ficado de olho um polvo "à galega" que estava a ser confeccionado à porta de um restaurante…por acaso por um português, de Lisboa, por aqui imigrado!
Feitas as compras, atestado o nível de colesterol e canã... lá palmilhamos lentamente os 3 Kms de regresso ao "nosso" Albergue, onde nos deparamos com outro grupo de 4 peregrinos. Tinham chegado de Málaga, para aqui iniciar o seu Caminho. Desde logo trocamos informações, num idioma algures entre o português e o espanhol!

Na Estrada
de Santiago…

Carreiro
Deserto
Tão longe
E tão perto
Anseio
Secreto
Encontro
Mais certo

Caminha
Na estrada
De Santiago
Na estrada
Marcada
Por tanto passo
Ao longo
Dos séculos
Passaram
Milhões
A vista
Cansada
De tantas
Paixões
Percorre
A estrada
De Santiago
Estrada
Marcada
Por tanto passo
E como
Se sente
Tão
Acompanhado
Se não vê
Mais gente
Nem tem
Ninguém ao lado
Caminha
Na estrada
De Santiago
Na estrada
Marcada
Por tanto passo
(by Madre de Deus)

Posted by Picasa

6 comentários:

  1. Vou-me deliciar a ler estas linhas cheias de aventura e muita natureza à mistura.
    Estou a adorar as fotos!!!

    ..."lá palmilhamos lentamente os 3 Kms de regresso ao "nosso" Albergue, onde nos deparamos com outro grupo de 4 peregrinos. Tinham chegado de Málaga, para aqui iniciar o seu Caminho. Desde logo trocamos informações, num idioma algures entre o português e o espanhol..."
    Quem sabe um dia vou fazer alguns quilometros!!!
    O que conta é a intenção, só farei aqueles que a minha saúde permitir.

    Há uma data para comemorar: o meu "Momentos Perfeitos" faz hoje 1 ano.
    Convido-te a vires brindar comigo!

    Feliz "Dia do Trabalhador".
    Bom fim de semana prolongado.

    ResponderEliminar
  2. Muito grata por sua visita e comentário tão amável!!
    Adorei o seu espaço, e ainda bem que a Internet nos proporciona esses momentos...é só sabermos usar!Parabéns pelas imagens e postagens interessantes...
    Gostaria muito de ir rumo à Santiago um dia...

    Abraços,

    Reggina Moon

    ResponderEliminar
  3. Grácias por visitar mi blog. El tuyo es interesante!! Ya iré pasando!
    Saludos!

    ResponderEliminar
  4. "Ajudai-nos, Santiago, nesta nossa caminhada, a encontrar o que procuramos e o que precisamos de encontrar. /..."
    Estou certo que assim foi ao longo do Caminho.
    Quem sabe, um dia o partilharemos.

    ResponderEliminar
  5. Quizera eu fazer um passeio desse! Belas fotos! Abraço

    ResponderEliminar
  6. ...e o caminho se faz...caminhando...
    Que tenham vindo cheios de paz***

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita...
Thanks for your visit...