domingo, 3 de maio de 2009

Caminho do Norte -Dia 2



5/04/09 Dia 2: VillalbaBaamonte (19Km)

Os dias começam cedo, para os peregrinos….mas o grupo de Málaga, arrancou mais cedo do que o nosso!...Depois da foto de grupo, para mais tarde recordar, tendo como cenário o Albergue de Vilallba, retoma-mos a nossa rota, desta vez rumo até Baamonte, neste Caminho até Santiago.

O trilho marcado pelas vieiras, atravessa o centro histórico de Villalba, onde se destaca a torre medieval dos Andrade… que actualmente alberga um dos famosos “paradores”. Ainda no centro histórico um simpático ancião, conduziu-nos através das ruelas, até ao caminho certo, pois uma das indicações tinha sido danificada, o que nos fez hesitar várias vezes.

Cada vez mais distantes desta localidade, encetamos uma descida, para mais tarde subir, subir penosamente até San Xoan de Alba. Sob um sol radioso, voltamos aos trilhos das antigas estradas reais, quase sempre ladeados por sebes e que serpenteavam por entre uma paisagem essencialmente de pastos, atravessando pequenas aldeias, algumas em ruínas… evidência que, também por aqui, o êxodo rural acontece…

As pontes medievais marcaram a sua presença, na travessia dos rios e ribeiras. Porém, entremeando o nosso caminho, aqui e acolá, percorremos alguns km ao longo de pequenas e nada movimentadas estradas…excepção para uma ou outra travessia da N-634. Neste avanço do asfalto, o nosso caminho “foi cortado” por uma auto estrada em construção em fase de terraplanagem, o que nos provocou alguma hesitação, até retomar-mos o rumo certo.

Fomos gozando do tempo magnífico que se fazia sentir e desfrutando a paisagem, o silêncio e quietude que estas paragens nos proporcionavam.

A localidade de Baamonte foi finalmente alcançada onde nos esperava um simpático e confortável albergue. Perante o aparecimento de bolhas nos pés do Nuno, foi inaugurado o “ritual curandeiro”, tratamento diário de bolhas e dores musculares que teimavam em se manifestar.

Estratégicamente, aliviamos a carga das mochilas...com uma jantarada, confeccionada na cozinha partilhada com os outros peregrinos. Este albergue acolhia já outros grupos de peregrinos: os já nossos conhecidos 4 de Málaga, 2 Alemães que tinham iniciado o Caminho em Bilbao (!!!!) e 2 Finlandeses que iniciaram o seu percurso em Ribadeo.
Foi um serão agradável, trocamos informações e experiências.

Todos partimos com diferentes motivos, unidos agora pelo Caminho, todos com o mesmo objectivo... chegar a Santiago!

4 comentários:

  1. Vir aqui é uma forma de viajar também.

    Obrigado e abraço

    ResponderEliminar
  2. Que buena idea la de elaborar una crónica fotográfica del camino portugués de Santiago.

    ResponderEliminar
  3. Encantado com a visita Araceli!
    Queria apenas esclarecer que este não é o Camino Portugues mas sin El Camino del Norte, que se inicia na zona de Irun tal como o Francês.
    Aqui fica um site com um mapa da rota: http://caminodesantiago.consumer.es/los-caminos-de-santiago/del-norte/

    Sempre a Caminho, até breve.

    ResponderEliminar
  4. Apóstolo Santiago,
    Escolhido entre os primeiros,
    Tu foste o primeiro a beber
    No cálice do Senhor,
    E és o grande protetor dos peregrinos;

    Certo de que vos acompanhou.
    Sempre!

    Mário

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita...
Thanks for your visit...