domingo, 17 de maio de 2009

Caminho do Norte -Dia 4



7/04/09 Dia 4: Miraz- Sobrado (21Km)

Estamos no quarto dia de caminho, Terça, 7 de Abril -7Horas. Manhã fria, ainda em “ silêncio”, o ruído familiar da preparação das mochilas …faz acontecer o despertar quase uníssono no dormitório em Miraz!

Na cozinha, as duas anfitriãs do albergue Rakel – (EUA) e Miria (Espanha), qual duas “fadas do Caminho”, já tinham preparado café, leite quente e pão fresco com deliciosas compotas caseiras! Proporcionando assim aos peregrinos um memorável pequeno-almoço comunitário e bem disposto! Um gesto samaritano simples e bem-vindo! Gracias!

Apesar de gestão privada, este albergue cobra apenas um donativo livre, à semelhança da antiga tradição dos albergues Jacobinos. Actualmente os albergues oficiais tem um “preço fixo” de 3 Euros (!) e fornecem um lençol e fronha descartáveis.


8 horas e já estávamos a “tirar o retrato” habitual, para nos pormos em marcha… Curiosamente os pequenos grupos de peregrinos atravessaram a pequena aldeia em simultâneo, passam obrigatória pela capela de Santiago de Miraz e saudando alegremente os habitantes locais. objectivo comum deste dia era Sobrado dos Monxes, mais propriamente o Albergue do Mosteiro de Sobrado, a cerca de 21Km de distância!

O céu prometia um dia idêntico ao anterior com aguaceiros e abertas alternadas!... O trajecto sobe, primeiro por um duro e traiçoeiro caminho de montanha, onde é preciso estar atento para não nos perdermos… e depois por pequenas estradas rurais.

Pouco a pouco e naturalmente os peregrinos foram dispersando, consoante o ritmo individual da caminhada. Caminhar mais rápido, para chegar cedo…caminhar com quem queremos… ou com quem necessita de companhia e alento? Decisões do Caminho!

Voltam as paisagens verdes dos pastos, salpicados pelo gado. Cruzamo-nos com um peregrino Inglês que caminha à 30 dias, desde Irun, comovido, anuncia-nos antecipadamente o seu abandono do Caminho, em Sobrado…esgotou o tempo que tinha disponível, tem que regressar ao trabalho! Caminhava já mecanicamente, muito lento… também Pablo (pai) se queixa bastante de um pé… Enfim todos temos, as nossas mazelas, há que ser forte e seguir em frente!

Subitamente ouvem-se os sinos… logo a seguir deslumbra-se por entre a paisagem, as torres sineiras do mosteiro! Os últimos kms desta penosa etapa, são assim feitos com o mosteiro no horizonte…contornado um tranquilo lago, alcançamos, por fim Sobrado dos Monxes!

Esta localidade cresceu envolvendo o mosteiro da ordem de Cister cuja origem remota ao século X. Este magnífico mosteiro será o nosso local de pernoita, pois o albergue, para 66 pessoas, está localizado num dos claustros, cabendo a sua gestão aos seus monges.

Revemos novamente os nossos companheiros peregrinos de Baamonte e Miraz, que nos recebem efusivamente. Recepção simpática e eficiente do monge de serviço aos peregrino, tempo ainda antes do recolher monástico, para conhecer um dos dois monges portugueses deste mosteiro.
Seguiram-se as nossas habituais sessões de curativos, agora também com serviço internacional, com o pé do Pablo, completamente inchado, a ser todo ligado, procedimento supervisionado por duas peregrinas e enfermeiras profissionais! O que me valeu o apelido de “el curandeiro portugues” .

Na cozinha deste característico albergue, os peregrinos que tinham partido connosco de Miraz, partilharam um alegre e sussurrante serão, com suculentos e improvisados petiscos… entre eles a enorme empanadilla que eu transportava desde Miraz…

Este albergue é certamente um dos locais mais emblemáticos deste Caminho, talvez por ser o último abrigo tranquilo antes de Arzua, já que aí confluem 3 grandes Caminhos, o do Norte, o Francês e o Primitivo. Com Santiago ali tão perto…os vários grupos de peregrinos, avaliando o estado anímico dos seus membros, trocavam informações, delineavam estratégias adequadas à sua situação. Todos estávamos conscientes, que este seria provavelmente o ultimo serão em comum antes da “confusão” que antecede Santiago. Entre estes companheiros de caminho, fizeram-se as despedidas “oficiais”, desejos mútuos de “bueno caminõ”, em alemão, inglês, espanhol..portugues!

Sendo a etapa seguinte, até Arzua, com 19km, entre alguns grupos, há quem decida tentar chegar a Santa Irene, um albergue a cerca de 35 kms, para assim “poupar” um dia de caminho…

Santiago estava a cerca de 60Kms… lentamente km após km, tínhamos avançado, uma vitória em cada passada! Claro que esta vitória pode ser mais ou menos intensa para cada peregrino, certamente proporcional ao seu esforço.

Uma vitória conquistada passo a passo!

5 comentários:

  1. Uma bela ligação fotografia/ar puro.
    Encontra-se tantos sonhos para fotografar.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  2. Que na nossa vida esteja sempre presente o espírito de conquista, de descoberta e a certeza de que chegaremos a tudo o que empreendermos para bem de todos.

    "... uma vitória em cada passada..."
    Esteve presente o espírito de conquista.
    ULTREYA!

    ResponderEliminar
  3. Olá amigo

    Só agora arranjei algum tempinho para aqui vir começar a acompanhar essa aventura maravilhosa a Santiago de Compostela.

    As imagens, os textos, a forma pormenorizada mas empolgante como tudo está descrito, levam-me a fazer uma ideia de como foi proveitosa, agradável e enriquecedora essa peregrinação.

    Agora entendo estas palavras: "Santiago: Regressado...dizem que cheguei, eu sinto que parti!....."Vou continuar a seguir este "Caminho de Santiago".

    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Os vossos comentários são-me muito queridos, parecem-me muito sintonizados com os momentos que vivi e tento agora ilustrar/descrever.

    Perdoem a escrita "trapalhona" e apressada..quiça...com umas gralhas!... A escrita não é de todo o meu "terreno"! Fico pois muito feliz, ao constatar que consegui transmitir a força do teor dessa minha afirmação: Santiago: Regressado...dizem que cheguei, eu sinto que parti!Um enorme abraço! Obrigado.

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita...
Thanks for your visit...