sábado, 20 de fevereiro de 2010

Silêncio dos portais




Apenas as palavras quebram o silêncio, todos os outros sons cessaram. Se eu estivesse silencioso, não ouviria nada. Mas se eu me mantivesse silencioso, os outros sons recomeçariam, aqueles a que as palavras me tornaram surdo, ou que realmente cessaram. Mas estou silencioso, por vezes acontece, não, nunca, nem um segundo. Também choro sem interrupção. É um fluxo incessante de palavras e lágrimas. Sem pausa para reflexão. Mas falo mais baixo, cada ano um pouco mais baixo. Talvez. Também mais lentamente, cada ano um pouco mais lentamente. Talvez. É-me difícil avaliar. Se assim fosse, as pausas seriam mais longas, entre as palavras, as frases, as sílabas, as lágrimas, confundo-as, palavras e lágrimas, as minhas palavras são as minhas lágrimas, os meus olhos a minha boca. E eu deveria ouvir, em cada pequena pausa, se é o silêncio que eu digo quando digo que apenas as palavras o quebram. Mas nada disso, não é assim que acontece, é sempre o mesmo murmúrio, fluindo ininterruptamente, como uma única palavra infindável e, por isso, sem significado, porque é o fim que confere o significado às palavras.
Samuel Beckett, in 'Textos para Nada'

12 comentários:

  1. Eu abri a porta e entrei para deixar um abraço... gosto do embalo deste jazz :-)

    ResponderEliminar
  2. Olá Amigo
    Mais uma vez adorei o texto e revejo-me em algumas situações;
    Também a mim é-me difícil avaliar tantas emoções, são pausas silenciosas, entre as palavras, as frases, as sílabas, as lágrimas, confundo-as, palavras e lágrimas, as minhas palavras são as minhas lágrimas, os meus olhos a minha boca.

    Como seguidor que és do meu blog "MOMENTOS PERFEITOS" faço-te um convite:

    Num dos meus blogues, coloquei uma foto juntamente com um poema que escolho que tenha a ver com algo que a foto tenha, percebes?
    Então esta foto é à entrada do "Hotel dos Templários" na bela cidade de Tomar.
    Neste caso, pela perspectiva é à saída...vinha eu de máquina ao pescoço como sempre e vejo aquele ângulo, pareceu-me interessante e clic...já está!!!
    Decidi que vou fazer esta "rubrica" uma vez por semana e naquele blog "DeAbrilemdiante", bem como outra rubrica que vou dar início já a seguir com o tema "Recantos de Hóteis". É o meu objectivo para 2010, para também poder utilizar as centenas de fotos que tenho.

    Estou em festa, cheia de alegria pela concretização de um sonho, o meu blog "Momentos Perfeitos" chegou ao nº 100 de "Seguidores", fico mesmo feliz, acredita.
    Um dos seguidores és tu, agradeço-te. Aliás de ontem para hoje passou a 102 seguidores.

    Fiz um post alusivo a esse nº 100.
    Sempre escrevi e também fotografo para divulgar ideias que vou tendo e como não posso chegar às pessoas como jornalista nem repórter, utilizo os meus 2 blogues para esse fim.

    Boa semana.
    E um beijo da Tulipa

    ResponderEliminar
  3. ...As semanas já não iguais sem a vossa companhia, confesso!
    Os vossos comentários são... perigosos, pois podem ser enebriantes! Terei pois que ter cautela ;)

    Foi um post arriscado... "portas fechadas" por associação ao "silêncio"!
    Muito obrigado pela vossa presença!

    ResponderEliminar
  4. Muy bonito blog!
    Un saludo desde España.
    Serge

    ResponderEliminar
  5. OLÁ AMIGO

    Neste momento tenho dores na alma, tu sabes como tem sido difícil a minha vida, mas...lendo-te, sentindo-te por perto, algumas dores vão aliviando.

    Não serão estas dores de quem ama a escrita, todas iguais?
    E, as dores de quem ama alguém, serão mais acutilantes?
    Talvez...ou nem tanto!!!

    Não me divido entre a poesia e o mar. Fico com os dois, preciso de ambos para respirar!

    E eu quero AMAR, ser amada e construir à minha volta tudo o que o AMOR me der.

    Fico preocupada com aquilo que leio na associação de ideias que explicas:
    "portas fechadas" por associação ao "silêncio"!

    Que se passa?
    Beijos.

    ResponderEliminar
  6. Mais uma vez fotos e texto magnifico...
    As portas que se fecham também um dia se poderão abrir... não terão de ficar fechadas para sempre! É como se diz, quando se fecha uma porta abre-se uma janela...
    Existe sempre um lado positivo em tudo.
    Beijokas

    ResponderEliminar
  7. Sight:

    Não tem que ficar embaraçado, foi um presente seu que me caiu fundo.
    Pode crer que, para mim, receber flores é sempre uma agradável surpresa.
    Haverá quem não goste de receber flores? Eu adoro.
    Conheço estas pequenas flores, resistem e de que maneira...!
    Lembro-me delas nos meus passeios ao campo, pareciam pequeninos lírios.
    O que é certo é que pela sua simplicidade, eu que adoro rosas e outras flores, (todas elas são belas...) as do campo são as que mais me encantam, talvez pelas recordações que me trazem, e pela sua resistência.
    Bj, amigo e mais uma vez obrigada
    Maria

    ResponderEliminar
  8. Assim é o "SEU" modo de nos deixar preocupadas com tamanha ausência.

    Agora faço-lhe um convite. Ir ao meu blog "Deabrilemdiante" e ver o último post: Nunca uma poesia disse tanto sobre o meu estado de espírito no momento, como esta. Preciso muito de silêncio à minha volta, estando sozinha e muito mais se estiver acompanhada, pois há pessoas que não medem as palavras que dizem e estão sempre a magoar e a dizer barbaridades, mais valia estarem caladas.
    O título deste post tem a ver com esta imagem captada por mim e que hoje serve bem para ilustrar como está a minha vida.
    Cheguei ao momento em que na minha vida encontro uma bifurcação e tenho 2 caminhos à escolha; aquele de estrada alcatroada, de fácil condução e o outro, de estrada de terra batida e de difícil passagem. O problema é que não sei qual dos dois escolher, além de que a névoa que existe na foto é mesmo a imagem da minha mente, envolvida numa escuridão em que não sabe o que fazer.

    Beijinhos.
    Fique bem.

    ResponderEliminar
  9. Um silêncio...que diz muito!
    Comprimentos primaveris!

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita...
Thanks for your visit...