sexta-feira, 23 de abril de 2010

Diário de um Caminho - Dia 1



O Caminho Sanabrês, também conhecido por Caminho do Sudoeste, é uma ramificação da famosa Via da Prata e do Caminho Moçárabe. Este foi o nosso Caminho percorrido, com íncio em Alberguaria (Laza), a cerca de 170Km de Santiago de Compostela. 
O desafio para escrever este diário de caminho, foi lançado a uma "novata"...  Esta é a sua crónica:

O Desejo de percorrer o Caminho, tantas vezes alcançado por milhares de Peregrinos, ao longo de centenas de anos, começa a ser uma obsessão.



Dentro de mim há um desejo enorme de voltar às origens, renascer, recomeçar de novo, um novo ser, uma nova alma...
Um Caminho longo e tortuoso nos aguarda, apenas um desejo me invade o pensamento, partir... e no entanto a dúvida persiste: meu Deus será que sou capaz?
   Espero impacientemente o amanhecer...

   Finalmente o dia da Partida!! Depois de muito arrumar e desarrumar, depois da selecção final, da pré-selecção, a mochila fica pronta e eu cheia de energia para rumar pelos Caminhos. Verdade será dita, pouco ou nada dormi com o pensamento  de mil e uma peripécias que se avizinham.

   Concentração dos Bravos no Mosteiro de Leça do Balio, excelente escolha de local cheio de história e simbolismo, para iniciar a nossa jornada. E o primeiro carimbo. Começa assim a caça aos carimbos para embelezar a nossa Credencial de Peregrino:)
   Apresentações dos companheiros de aventura e a foto de praxe. Começa-se a ouvir os primeiros acordes de Ai Ai Ai Camineiro, sim isto promete...
  
  Rumamos para a nossa primeira paragem, Chaves, numa bela taberna, a do Faustino por sinal, mas afinal vamos percorrer os Caminhos de Santiago ou vamos fazer umas tainadas???  Comam, comam, houve-se alguém ao fundo, nunca se sabe quando será a próxima refeição quente!!!!

  A entrada em Espanha representa o início das últimas sete etapas do Caminho Sanabrês, "Via de la Plata" ou dos "Mozoarabes", caminho muito utilizado por novos Cristãos, cujo início se situa em Sevilha. Penso entre dentes: Um dia faço-o todo :) E assim a nossa aventura começa.

O "Rincon del Peregrino" em Albergueria foi uma agradável surpresa. Tasquinha típica de aldeia galega, completamente forrada por vieiras. Centenas, milhares, até onde a vista alcança… a marca dos peregrinos!!! Que orgulho poder participar e deixar a nossa marca !!!! Já não há “volta atrás”.... :)
Por entre ruas e vielas, flechas e "Mojóns” que teimam  em não aparecer lá vamos nós, de sorriso nos lábios e um desejo enorme de chegar ao destino. O equipamento começa a ser testado e “Viva” aos Ponchos !! Sinal característico de peregrino que se preze e o vento e chuva que o digam…
  No alto daquela colina e antes de descer para Vilar de Barrio, uma bela Cruz acompanhada por tímidos raios de sol que teimam em aparecer entre nuvens carregadas,  indica-nos triunfalmente o Caminho, uma Visão… Momentos únicos incapazes de ser descritos ou visualizados a não ser por quem os viveu.

    Vilar de Barrio à vista, o nosso primeiro Albergue e já de refeição marcada na "Carminã", personagem muito querida de todos os peregrinos. Verdadeiro tasco típico de início de século, que se fosse visitada pela nossa ASAE, seria de imediato fechada, por entre verdadeiras relíquias de máquinas, Carminã explica que é um gosto que passa de geração em geração acolher o peregrino.
    Um verdadeiro manjar nos aguarda, por entre águas esverdeadas e comida que nunca mais acaba.

A primeira etapa está concluída, um pequeno teste à nossa resistência, cerca de 17km, a nossa tolerância às forças da natureza e os primeiros convívios.
Xiuuu os peregrinos dormem, não incomodar. Meu Deus com tantos Roncadores como adormecer?? Enfim o cansaço vence e Santiago cada vez mais perto....


 Texto by Lai
Fotos by Sight


(Continua...)

14 comentários:

  1. Parabens à novata. Apesar da sua juventude é preciso ter muita coragem e fé. Estou à espera do resto.
    Abraços
    Claudino

    ResponderEliminar
  2. Olá!

    Sabes que nunca fiz o caminho de Santiago, mas cada vez tenho mais curiosidade e interesse em faze-lo...

    Um beijo e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  3. Deve de ser espectacular esse vivência, já a fiz de carro, mas a pé... não sei se teria coragem, mas acredito que se deve de aprender bastante e sair mais fortificado
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Esta noite vou começar a ler.
    Obrigada José Carlos.
    Boa semana
    Maria

    ResponderEliminar
  5. Sem sombra de duvidas que a "novata" sabe bem passar a escrito, a vivência de uma Caminhada. Parabéns a ela e aos peregrinos, por mais este percurso com fim em Santiago.

    ResponderEliminar
  6. Meus amigos, agradeço a vossa companhia.
    Fico contente em saber que esta vivência "passou" para esse lado. A Lai está de parabéns com a sua crónica.
    A todos um grande abraço!

    ResponderEliminar
  7. Olá Zé Carlos

    Mais uma vez no Caminho. Como bem sabes o Caminho é dos sitios onde me sinto sempre Feliz. Mas também me sinto feliz, quando me apercebo que muitos jovens tem curiosidade de conhecer o Caminho. O Caminho de Santiago é vida, se quiseres é um Caminho de vidas. Desejo que tu e todos aqueles que contigo vão ao encontro do Apóstolo "se realizem".

    Ultreia. Bon Camino

    Carlos do 521

    ResponderEliminar
  8. Excelente registo... rico em pormenores, nem o ronronar escapou :-)

    ResponderEliminar
  9. Olá amigo

    Pelo que vejo o "Caminho" passou a ser habitual, uma "obsessão" como bem diz essa "novata" que tão bem soube descrever o Dia 1.

    Tenho andado um pouco ausente devido a problemas de rede/comunicações que, segundo o meu amigo Argos, parece que está a virar "epidemia" aqui pela blogosfera.

    Quero agradecer o maravilhoso comentário que deixaste no nosso post das 50.000 visitas. Não sei se merecemos tantos elogios mas, acredita, que adoramos ser mimados e acarinhados pelos amigos.

    Tentamos fazer e dar o nosso melhor mas sempre apenas no pouco tempo que nos resta dos nossos outros afazeres.

    Mas, uma coisa é certa, sem o vosso apoio, simpatia, carinho e amizade, não teria sido possível o nosso Farol continuar a enviar o seu facho de luz para tão longe e durante tanto tempo.

    Agora que "vamos a caminho de Santiago", vou estar ao vosso lado para seguir todos esses deliciosos pormenores.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Olá!!
    Obrigado pelos comentários tão gentis que me foram dirigidos. Foi uma experiência indescritivél, mas como me foi lançado um convite não podia dizer que não :)
    ESpero que quem nunca fez o Caminho fique cheio de vontade de o fazer após as minhas narrativas, a quem o fez que fique a saudade, que neste momento é o sentimento que resta..
    Beijinhos a todos

    Lai

    ResponderEliminar
  11. 170 Km are very easy to say but they are very hard to walk. Really I know your effort. But when you can see the cathedral you recover the same fort that the first day, don't you? Congratulation for finished the walk.

    ResponderEliminar
  12. É como caminhar convosco!
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  13. Olá!

    Há um presente no meu blog que quero partilhar contigo... dessa forma quero que participes da minha alegria... se o desejares leva-o... ficaria muito feliz...!!!

    Um beijo.

    Alma Inquieta.

    ResponderEliminar
  14. Ora aki está uma belissima descrição ;)
    fica-se é logo com "apetite" de fazer o camiño... com tantas tascas e tainadas, esse camiño está a ficar como as minhas caminhadas ;) só se fala em comida :D
    Tou a brincar como é obvio... mas um destes dias junto-me a vós :)
    Abraço a todas(os)

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita...
Thanks for your visit...