domingo, 2 de maio de 2010

Diário de um Caminho - Dia 2


Dia 2: Vilar Barrio- Xunqueira de Ambria

Alvorada!!!! Como?? Já??? Será que não se enganaram, mas ainda é noite lá fora...
Rapidamente toda a gente se levanta como se de formigas nos tratássemos, rápido rápido sem mais tempo a perder.
Quem se mostra relutante em deixar o seu fiel amigo saco cama, é fortemente sacudido, está na hora!! Mas afinal quem dita a hora penso eu! Alguém sabiamente responde, que a sobrevivência do mais forte dita a chegada ao próximo albergue, aumentando a esperança de se conseguir 8 lugares para pernoitar.

A curiosidade e o mistério de um novo dia de Caminho rapidamente se apoderam de todos nós. A foto da praxe de saída é iniciada neste Albergue, tento escolher olheiras, cansaço e défice de horas de sono. Tarde de mais já fui apanhada pelo nosso fotografo :)

Nada como inspirar o ar frio da madrugada para combater qualquer resquício de sono. Café Café precisa-se, e de preferência com "leche" só mesmo os espanhóis a servirem estas nossas "meias de leite" que mais parecem cappucino, que maravilha.
Aproximadamente 14 km nos aguardam. Ao contrário do primeiro dia, neste o sol revela-se em toda a sua plenitude. Calcorreamos aldeias típicas com os seus belos "horreos" = espigueiros, casas quase todas restauradas mas mantendo os traços originais da sua rusticidade e ruralidade. Os habitantes sorriem á nossa passagem e dizem "Bon Caminõ" que bem que sabe ouvir isso, ainda pergunto: então e não querem vir connosco? :)

Após a descida de um monte e rodeado por montanhas ainda com neve, começamos a atravessar um vastíssimo planalto ocupado a maior parte por pastos e vacarias. Breve paragem para restabelecer energias e beber directamente da fonte, começamos a ser ultrapassados por um grande grupo de Irlandeses com mini mochilas e muita pedalada, apesar da idade já avançada. Explicam que fazem parte do Caminho em excursão e pernoitam todos os dias num hotel em Santiago, retomando o Caminho no dia seguinte. Apercebo-me que o Caminho de Santiago já se tornou um negócio turístico, que desilusão!

O piso é uma inconstante, tanto trilho de montanha como estradão de terra batida e água muita água. Começam a aparecer as primeiras lamas ou "Barro" como dizem "nuestros hermanos". Atravessamos uma belíssima floresta de Carvalhos, Azinheiras e Salgueiros refugio ainda de uma flora ancestral que teima em persistir, no entanto já se encontram alguns eucaliptos que maldade!! Ouço um pisar de folhas secas bem perto talvez dois metros, com algum espanto deparo-me com um veado fêmea que rapidamente se põem em fuga. Que maravilha!! Fecho os olhos inspiro bem fundo, ouço o vento a sacudir os ramos e fico a contemplar o momento, difícil de descrever só o sentindo.
Devemos estar perto da vila, começa a aparecer alcatrão e mais alcatrão, para mal dos meus pés. Que saudades de umas sapatilhas, mas as botas foram as eleitas para o meu Caminho. O percurso foi realizado em pouco tempo ou então estamos a tornar-nos uns atletas. Começam as primeiras mazelas a aparecer- bolhas, digo mim mesma que vou chegar ao fim sem uma única bolha será inédito!!

Na chegada ao albergue de Xunqueira de Ambria por volta da hora do almoço não se via vivalma, tudo aberto e sem ninguém para nos receber, que estranho! Depois de nos acomodarmos enquanto uns aproveitam para tomar banho e lavar roupa, outros partem em busca de um supermercado aberto. Salada de atum com arroz foi a ementa escolhida e confeccionada pelo nosso Chefe Caçula.
Xunqueira de Ambria esperava a nossa visita pós- prandial, com algum espanto encontramos no meio de um jardim comunitário não um parque infantil mas um parque com máquinas para exercitar bíceps, tricips, peitorais, abdominais e tudo o mais!! Podia pegar moda em Portugal assim poupávamos nos ginásios :) O olhar sempre atento do nosso Marinheiro Australiano captou uma casa logo a entrada da vila, um Bar com decorações marítimas. Disto tenho eu lá em casa , muito melhor e mais antigo diz, mas penso que foi tirando umas ideias para novas relíquias.

E como em Espanha sê Espanhol a bela da Siesta foi realizada, apesar da quantidade de peregrinos que não paravam de chegar! Alguns acabaram por fazer parte do nosso Caminho, Angel de Villalba, as Manas Nipónicas e um peregrino todo “pro”, o Félix. O nosso silêncio terminou, Carmencita uma "vieja rubia" hiperactiva não pára de reclamar com tudo e com todos, testa a paciência dos peregrinos acabando todos por andar a fugir dela :) Só pensamos na sua família que teve 6 dias de descanso merecido...
Após uma refeição de sopa quente e depois de muita conversa, recolhemos ás nossas camaratas colocamos as nossas "sabanas" e fazemos o ninho. Que pouca sorte penso, a camarata triplica e com ela o número de Roncadores, prometo a mim mesma que o truque é adormecer antes deles, amanhã penso, pois já se ouve a sinfonia espanhola na camarata contígua. Mais uma noite sem dormir se avizinha, um só pensamento Ourense a etapa de amanhã...



Texto by Lai
Fotos by 
Sight

(continua…)

5 comentários:

  1. Boa Lai!
    Fiquei cheia de vontade de me juntar a vocês!!! (Roncos à parte, lolol).
    Aguardo o dia 3!!!

    ResponderEliminar
  2. Viajei contigo nesse seu escrito, aqui, nesta minha rotina...senti vontade de viver momentos assim...

    Grata por compartilhar,

    Beijos,

    Reggina Moon

    ResponderEliminar
  3. Maravilhoso de ler...
    Parece que o pior da caminhada é mesmo o ronronar... dos outros... :-)

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Obrigado pela vossa companhia e palavras.
    A Lai, a quem apelidei a Peregrina Revelação Santiago 2010, descreve preciosamente o desenrolar desta aventura.
    Os efeitos das noites mal dormidas, as pernas e pés doridos... vão-se acumulando com os kms e dias percorridos. Torna-se assim dia a dia numa "prova" de resistência... de rotinas básicas.
    Momentos ora vividos em grupo ou individualmente!...kms e mais kms passo a passo.
    Parabens LAI pelo "esforço" suplementar deste relato da tua vivência...que valorizam sobremaneira as fotos.

    ResponderEliminar
  5. Sight...

    Passando para te visitar e desejar uma ótima quinta-feira...

    Tudo muito lindo por aqui, sempre!

    grata pela visita...

    Beijos,

    Reggina Moon

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita...
Thanks for your visit...