sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Evolução





























Evolução

Fui rocha em tempo, e fui no mundo antigo
tronco ou ramo na incógnita floresta...
Onda, espumei, quebrando-me na aresta
Do granito, antiquíssimo inimigo...

Rugi, fera talvez, buscando abrigo
Na caverna que ensombra urze e giesta;
O, monstro primitivo, ergui a testa
No limoso paúl, glauco pascigo...

Hoje sou homem, e na sombra enorme
Vejo, a meus pés, a escada multiforme,
Que desce, em espirais, da imensidade...

Interrogo o infinito e às vezes choro...
Mas estendendo as mãos no vácuo, adoro
E aspiro unicamente à liberdade.

Antero de Quental, in "Sonetos"

4 comentários:

  1. Olá Sight.
    Não posso responder pelo amigo Argos, mas atrevo-me a dizer que ele vai adorar a prometida imagem!

    Eu gostei muito dessa aridez da serra, dos ramos nus estendidos em direcção ao infinito, e da excelente escolha desse soneto de Quental, reproduzindo o sentimento da foto.
    Parabéns!
    Será que posso deixar um beijo?
    Se sim, já cá fica.

    ResponderEliminar
  2. Olá Sight,

    Fiquei feliz ao entrar aqui!
    Como a JAnita já escreveu, gostei muito da fotografia.
    Curiosamente, é nestas paisagens agrestes que eu sinto a liberdade.
    Óptima escolha do poema.

    Abraço grande e obrigado!

    ResponderEliminar
  3. Olá Janita.
    Nestas minhas publicações, é verdade que tento a combinação das imagens e dos textos. Mas o importante é que tudo isto me proporciona momento agradáveis…. Agora imagine como fico quando me dizem que gostam da publicação! Muito bom...
    O beijo fica pois claro e é bem-vindo. Orvalho neste deserto.

    ResponderEliminar
  4. Olá Argos,
    É sempre com muita alegria que recebo as suas visitas.

    Fico muito contente, que a esta singela publicação lhe tenha causado essa energia positiva.
    Como sabe, percorro há alguns anos as serranias e montanhas e sendo um ser urbano, nestas paisagens, também eu sinto esse batimento forte da liberdade.
    Abraço grande.

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita...
Thanks for your visit...